O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), confirmou, na tarde desta sexta-feira (18), o retorno das aulas na rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira (21). O anúncio do prefeito ocorreu após uma reunião com representantes da APLB-Sindicato, que representa os professores.
A categoria havia aprovado o encerramento da greve em assembleia realizada no período da manhã. Pela tarde, a diretoria do sindicato levou a decisão para o chefe do Executivo soteropolitano.
Prefeito de Salvador quer concluir ano letivo
Em nota, o prefeito Bruno Reis informou que algumas escolas já terão aula neste sábado (19). Ainda segundo o gestor, o ano letivo da capital baiana terminará em janeiro. Dessa forma, o objetivo é cumprir os 200 dias mínimos exigidos por lei. Os docentes estavam em greve desde o dia 6 de maio.
“Algumas escolas amanhã já terão aulas como parte do programa Aprender+, que também vai nos ajudar nessa recomposição. A partir de segunda-feira, é 100% normalidade. Vamos estabelecer um calendário para a reposição das aulas. Foram 43 dias úteis comprometidos e nós, gestão e professores, assumimos o compromisso de que não iríamos, em hipótese alguma, comprometer os 200 dias do ano letivo, garantindo que o nosso objetivo principal é uma educação de qualidade, que nossas crianças possam aprender”, disse Bruno Reis.
Por seu turno, o secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, celebrou o acordo firmado com a APLB-Sindicato e o retorno imediato das aulas. Ademais, ele também relatou que há o indicativo de criação de uma mesa de negociação permanente com os professores.
“O ponto mais importante [da reunião] é que as aulas já retornam amanhã, sábado, na operação Aprender+. E também não podemos deixar de comemorar o acordo celebrado. Os pontos trazidos pelo sindicato foram, na sua grande maioria, contemplados. E outros pontos não contemplados nesse momento serão estudados. Existe o compromisso de criação de uma mesa de negociação permanente desde já, sempre com a premissa de valorização do profissional da educação”, explicou o secretário.
Além de Bruno Reis e de Thiago Dantas, participaram da reunião os secretários municipais de Gestão (Semge), Alexandre Tinoco, e de Governo (Segov), Cacá Leão. O presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, também esteve no encontro, assim como outros dirigentes.