
O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Décio Martins, revelou detalhes do planejamento da Prefeitura de Salvador para o Carnaval de 2026. Durante entrevista ao programa Ligação Direta, na Salvador FM, na noite desta quinta-feira (4), o titular da Semop explicou as melhorias previstas.
O secretário afirmou que foi firmado um pacto do trabalho decente envolvendo a Prefeitura de Salvador, o Governo do Estado e o Ministério do Trabalho.
“Neste pacto, cada um de nós estabeleceu os requisitos mínimos para estabelecer o trabalho decente no carnaval. Assim, o prefeito Bruno Reis anunciou o fornecimento de alimentação para todos os trabalhadores credenciados em quatro pontos. Teremos locais de descanso e para recarga de maquininhas. Nesta semana, estivemos na Ufba [Universidade Federal da Bahia], que vai ceder um espaço. Haverá, ainda, passagem de ida e volta fornecida, para que a pessoa possa ir em casa e voltar”, relatou Décio Martins
Outra ação desenvolvida pela gestão municipal, conforme explicou o secretário municipal, é o programa Salvador Acolhe. A ação é gerida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). “O ambulante vai neste espaço de acolhimento, cadastra o filho de 0 a 17 anos para que ele possa passar o carnaval lá. Isso evita o trabalho infantil”, ressaltou.
De acordo com Martins, no último carnaval, foram 450 crianças abrigadas. Para 2026, a previsão é chegar a 600.


