Empresa terceirizada acumula reclamações e recebe suspensão na Prefeitura de Salvador

A empresa Soluções Serviços Terceirizados, contratada da Prefeitura de Salvador para prestação de serviço em diversos órgãos da administração municipal, acumula reclamações feitas por trabalhadores nos últimos dias. Com dois contratos na gestão soteropolitana, a empresa tem sido acusada de descumprir obrigações contratuais na relação com os empregados terceirizados.

Conforme apurado pela reportagem do PS Notícias, a Soluções recebeu duas punições em outubro por atraso no pagamento de salário, de 13º e de férias. Há registro também de atraso ou não fornecimento de vale-transporte, vale-refeição ou auxílio alimentação.

A punição consiste em suspensão pelo período de três meses. Segundo o edital da licitação que culminou no contrato nº 113/2019 com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), a administração pode aplicar a sanção de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a prefeitura em caso de descumprimento do contrato.

Além da suspensão, o ato da Prefeitura de Salvador menciona uma multa de 1% sobre o valor mensal da fatura por irregularidade constatada.

No contrato firmado com a Semge em 2019, a fatura mensal era estipulada em R$ 8,9 milhões, totalizando R$ 106,8 milhões ao ano. No último termo aditivo firmado entre a administração e a Soluções, o valor mensal foi ajustado para R$ 11,4 milhões ao mês.

O contrato iniciado em 2019 passou por 17 termos aditivos e o último expirou no dia 15 de outubro deste ano. No mesmo período, a Prefeitura de Salvador promoveu uma licitação bilionária para novos contratos de terceirização de mão de obra. A Soluções não disputou nenhum dos editais.

No edital divulgado em 2019, a gestão municipal informou que a empresa forneceria mão de obra para órgãos como Arsal, Casa Civil, Codesal, FCM, FGM, FMLF, GABP, GABVP, PGMS, Secis, Seman, Sempre, Sefaz, Semur, SMS, Secom, Secult, Sedur, Smed, Semge, Seinfra, Semob, SPMJ, Semtel, Sucop e Transalvador.

Na ocasião, a previsão era recrutar 4.168 pessoas com base no contrato com a Semge.

Merenda escolar

Em 2022, a Soluções firmou novo contrato com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). De acordo com o edital 162/2022, a empresa é responsável por fornecer serviços de nutrição e alimentação balanceada, incluindo as fases de manuseio e distribuição, para estudantes da rede municipal de ensino nas 425 unidades escolares da capital.

O contrato recebeu um termo aditivo em junho deste ano e foi prorrogado até junho de 2026. Atualmente, o valor do contrato é de R$ 255,3 milhões.

Atrasos e falta de comunicação

Nos últimos dias, a Soluções virou alvo de reclamações de trabalhadores terceirizados. Os colaboradores tem utilizado canais como redes sociais e a imprensa para exposição das irregularidades trabalhistas.

Um funcionário, que preferiu não se identificar, informou ao PS Notícias que a empresa tem atrasado pagamento de tickets e outros benefícios. Para piorar o quadro, relatou o trabalhador, a falta de comunicação com os gestores dificulta a situação. “Eles ignoram os contatos dos funcionários”, completou.

“Eles bloquearam meu salário por não ter entregue a folha de ponto durante as minhas férias. Quando eu questionei e apontei que isso era ilegal, eles me aplicaram uma suspensão, dizendo que a empresa achava brecha jurídica para tudo”, expôs o funcionário.

Ainda segundo esse trabalhador, todas as pessoas que questionam a conduta da são punidas. “As secretarias não fazem nada para proteger os trabalhadores. Apenas aceitam”, lamentou.

Atrasos constantes

No Instagram, na página da Semge, uma trabalhadora fez um desabafo contra a empresa contratada pela administração soteropolitana. O relato foi feito em uma postagem da pasta.

“Venho por meio desta mensagem pedir um apoio. Sou colaboradora da empresa Soluções Terceirizados, a mesma que presta serviço à Prefeitura de salvador. A mesma não ganhou a licitação do ano de 2025 por falta de comprometimento e responsabilidade com os seus. Atrasos de salário são constantes e, agora, não depositaram nosso décimo e nem o ticket alimentação. Estamos inseguros e muito frustrados com essa empresa. Peço encarecidamente um apoio para que essa situação chegue ao nosso prefeito para que ele tome ciência do que os seus eleitores estão passando. País e mães de família estão desesperados esperando uma posição da empresa”, desabafou

Em outra publicação, também no perfil da Semge, um funcionário reforçou a coleção de reclamações contra a Soluções.

“A empresa Soluções Terceirizadas não efetuou pagamento da primeira parcela do décimo terceiro e o ticket não foi pago. Os terceirizados precisam de uma satisfação concreta, foram suspensas a rescisão, ninguém sabe ao certo o que está acontecendo. A Semge acha que só dizer que notificou a empresa é o bastante para tranquilizar milhares de funcionários?”, indagou.

O movimento de queixas nas redes sociais chegou à página da Prefeitura de Salvador no Instagram. O foco da reclamação de um internauta foi o atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário.

“Prefeito, a prefeitura renovou o contrato com a empresa Soluções, empresa que paga o salário em atraso. O décimo que era para ter sido pago até o dia 28, sexta feira, não foi pago. O valor referente à refeição também não. Peço uma atenção, prefeito. Muitas vezes, nós, os terceirizados, temos mais compromissos com o trabalho do que os próprios efetivos”, comparou.

O PS Notícias entrou em contato com as assessorias de imprensa da Soluções e da Semge, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para eventuais esclarecimentos.