Um curta-metragem que mostra a ancestralidade negra será exibido em Salvador e Feira de Santana, no centro-norte do estado, neste mês de agosto.
Em Salvador o projeto será exibido no dia 24 no Espaço Cultural Alagados e em Feira, dia 30 no Centro de Cultura Amélio Amorim. O curta “Cabeça Cara – Ajeum?” terá uma performance inspirada no Sabejé, ritual que anuncia o banquete sagrado dedicado a Obaluaiê.
Intervenções urbanas serão realizadas nas ruas da capital baiana e da princesa do sertão como parte das ações de lançamento do filme. Em Salvador, aconteceu uma caminhada performática em territórios de resistência como a Praça da Piedade, a Ladeira da Revolta dos Malês, o Cemitério dos Escravizados, entre outros pontos simbólicos.
Em Feira de Santana, a ação parte da Praça de Alimentação e passa por locais como o Monumento dos Vaqueiros e a Feira da Marechal. A obra, dirigida, roteirizada e performada por João Caetano, propõe uma travessia visual sobre a cabeça como lugar de memória, espiritualidade, saber e resistência.