Lançamento

'Na Beira': livro reúne 45 poemas que narram subjetividade do ser mulher e negra

A pré-venda do livro lançado pela editora Segundo Selo segue até 11 de junho

Foto: Emerson Ishikawa/Divulgação
Foto: Emerson Ishikawa/Divulgação

A doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Meg Heloise, lança no próximo dia 13 de junho, a partir das 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), o livro Na Beira. A obra poética reúne 45 poemas que perpassam a subjetividade do ser mulher e negra.

A pré-venda do livro lançado pela editora Segundo Selo começou ontem (26) e segue até 11 de junho. O evento de lançamento contará com sessão de autógrafos. O prefácio é assinado pela escritora Luciany Aparecida e, a orelha, por Silvana Carvalho.

“A poesia é a forma com que me conecto com o mundo. Eu estou na beira, o meu corpo está à beira de tudo. Na beira desta sociedade que nos oprime e silencia. Eu estou na beira de mim mesma para reconhecer meus afetos, vivências, memórias e ancestralidade”, define Heloise.

A autora de ‘Na Beira’

Meg Heloise escreve poemas desde os 12 anos. A verve artística sempre foi estimulada pela mãe e pelos professores de escolas onde estudou no município de Nazaré, no Recôncavo baiano. A menina que cresceu entre os livros e gostava de frequentar bibliotecas, decidiu cursar Letras Vernáculas na Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

A graduação só deu mais vazão à paixão pela literatura. Depois de participar de antologias nacionais e internacionais, resolveu reunir os textos escritos em blocos de nota entre os anos de 2017 e 2024 em um projeto autoral. “Em 2020, comecei a reunir os textos para tirar o sonho da gaveta. Até então, a travessia poética tinha ficado contida em razão de tarefas e funções outras, entre demandas de pesquisa e funcionais”, conta a autora.

A atuação nos últimos quatro anos como curadora da Festa Literária de Aratuípe (Flita) contribuiu com boa dose de inspiração. “Parto desse movimento de estimular a leitura, acompanhar a Flita acontecer desde o chão das escolas, de reunir pessoas que escrevem e estimular novas publicações. Assim, a minha publicação acabou emergindo também”, celebra Heloise que, da perspectiva de pesquisadora e acadêmica, está tendo que aprender a reconhecer-se como poeta: “Está sendo um novo movimento, fluido e prazeroso. O corpo aprende o caminho quando se move”.

Serviço

O que? Lançamento do livro Na Beira (Editora Segundo Selo, 76 páginas)
Quando? 13/06 (Sexta-feira)
Horário? A partir das 19h
Onde? Museu de Arte da Bahia (MAB)
Quanto? R$ 40
Como? Mais Informações @meg_heloise

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.