
Começaram nesta terça-feira (3) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 do dia 6 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Assim, a pré-seleção será divulgada no dia 19 de fevereiro. Para participar, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas. Além disso, o participante precisa ter nota acima de zero na redação e comprovar renda familiar per capita entre um e três salários mínimos.
O programa utiliza a nota do Enem para financiar cursos em faculdades particulares. Dessa forma, o pagamento do financiamento ocorre após a conclusão da graduação. As parcelas são ajustadas à renda do estudante. Candidatos com dívidas ativas no Fies não podem realizar a inscrição.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), 67.301 vagas estarão disponíveis no primeiro semestre, distribuídas em 1.421 instituições privadas de ensino superior e 19.834 cursos e turnos.
Além disso, ao longo de todo o ano, o programa deve ofertar 112.168 novos contratos de financiamento.


