Veja o resumo da noticia
- Presidente do Inep descarta alterações na metodologia do banco de questões do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- Manuel Palacios nega vazamento da prova do Enem, afirmando que existem apenas itens com semelhanças.
- Após polêmicas, Inep anula três questões de matemática e ciências da natureza; Polícia Federal investiga.
- Transmissão no Youtube detalhou resolução de questões semelhantes às do Enem, gerando debates online.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, descartou mudanças na metodologia do banco de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2025, as provas foram marcadas por polêmicas, envolvendo um suposto vazamento.
“Não houve nenhum vazamento da prova do Enem, ninguém viu as questões que caíram na prova. O que há são itens semelhantes”, afirmou à CNN.
Três questões anuladas
Em 18 de novembro, devido às polêmicas envolvendo o suposto vazamento, o Inep comunicou a anulação de três questões referentes à prova de matemática e ciências da natureza. Portanto, a Polícia Federal está investigando a situação.
Uma transmissão no Youtube realizada cinco dias antes do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) detalhou a resolução de seis perguntas semelhantes às aplicadas.
Assim, após o exame, os cortes da transmissão começaram a viralizar entre os estudantes, que cobraram o posicionamento oficial do Inep sobre o caso. O vestibulando de medicina Edcley Teixeira, apresentou o conteúdo porque ele vende consultoria on-line.


