Veja o resumo da noticia

  • Em 2020, a Salvador FM 92.3 iniciou suas transmissões, buscando tocar pessoas e lares, expandindo sua atuação para plataformas digitais.
  • A rádio evoluiu da Nova Salvador FM, adaptando sua programação e promovendo eventos como reality shows musicais e entrevistas virais.
  • Coberturas de eventos importantes, como entrevistas com figuras políticas e shows, marcaram a trajetória da emissora.
  • A Salvador FM realiza grandes coberturas de eventos como eleições, São João e Carnaval, com recordes de audiência no YouTube.
  • Com forte presença digital no YouTube e Instagram, a rádio se destaca como uma das mais ouvidas e populares da Bahia.
Foto: Vagner Souza/PS Notícias
Foto: Vagner Souza/PS Notícias

Dia 8 de dezembro de 2020. Eram 9h quando um novo sinal passou a ocupar o dial 92.3 no sistema radiofônico baiano. Ao som de “Raiz de Todo Bem”, de Saulo Fernandes, a Salvador FM foi ao ar trazendo sua essência enraizada e semeando a energia que a guiaria dali em diante.

A rádio nasceu com a proposta de tocar não apenas música e informação, mas pessoas, lares e cada canto da cidade, fazendo jus ao primeiro slogan: “A rádio que toca Salvador”.

Assim, a emissora já estreou sabendo que a primeira capital do Brasil não cabe apenas nas ondas sonoras e, por isso, expandiu sua atuação no digital. Por meio do Instagram e do YouTube, criou pontes para alcançar diferentes públicos.

Cinco anos depois, a missão segue sendo cumprida, conforme mostram os resultados. A Salvador FM conquistou rapidamente um espaço que muitas rádios, há mais tempo no mercado, ainda não alcançaram e se consagrou como uma das mais ouvidas do estado.

Evolução

Mas essa história começou em 2006, quando os ouvintes sentiam a potência da Nova Salvador FM. De lá para cá, não foi só o nome que mudou. Desde 2020, com a reformulação, a programação vem se readaptando, buscando atender aos gostos dos ouvintes e o sucesso é notório, nos mais diversos aspectos.

2021

Em 2021, no primeiro ano oficial de operação, a Salvador FM já mostrava a que vinha e teve até reality show musical em busca da nova voz do pagodão baiano. Por falar em música, a primeira entrevista transmitida no YouTube viralizou, quando Gabi Martins pediu Tierry em namoro ao vivo.

Foi também nesse ano que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sua primeira entrevista pós-prisão e, na ocasião, elogiou o trabalho da rádio. Outro momento político marcante foi a participação do então governador Rui Costa no programa de humor Bucha de Terno, com trechos que repercutiram nas redes sociais.

2022

Em 2022, ainda sob os efeitos da pandemia e sem Carnaval, a emissora buscou uma forma de manter o clima festivo. Na tradicional segunda-feira em que Igor Kannário puxa a pipoca no Campo Grande, a rádio realizou uma live especial com o cantor, que rendeu 40 mil visualizações.

O ano também marcou a eleição municipal. A equipe de jornalismo se uniu para produzir uma sabatina elogiada, inclusive, pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), que considerou o formato o melhor que já participou.

Em 2022, a Salvador FM também foi a única rádio a transmitir, in loco, os 50 anos de Ivete Sangalo em Juazeiro, um dos eventos mais emblemáticos da carreira da artista.

2023

Em 2023, aconteceu a estreia de Jeffinho, uma das principais vozes do rádio baiano, no Bom Dia, Salvador. Além disso, a emissora realizou a maior cobertura da história do Salvador Fest, transmitindo os dois palcos.

Coberturas especiais

As grandes coberturas são um capítulo à parte quando uma equipe completa, com profissionais qualificados, vai às ruas para garantir informações de credibilidade, da política ao entretenimento. Os números comprovam: recordes de audiência nas coberturas de eleições, São João e Carnaval.

No YouTube, o primeiro ano de transmissão do Carnaval, em 2023, alcançou 411 mil visualizações. Em 2024, o número saltou para 741,7 mil, e atingiu 1,251 milhão em 2025.

No São João, o rádio domina, com trasmissões de Salvador, Cruz das Almas, Amargosa e Serrinha e outros 18 municípios.

Braços digitais

No YouTube, a Salvador FM é a rádio baiana mais popular: 20,7 milhões de visualizações e 135 mil inscritos. No Instagram, já são 104 mil seguidores.

O jornalismo também ultrapassou as ondas sonoras e se expandiu no portal PS Notícias. O site é responsável por levar informações de qualidade e exclusivas sobre os principais assuntos de Salvador, Bahia e Brasil. No Instagram, o site ultrapassa 77 mil seguidores.

Só o início da história

Cinco anos após a primeira transmissão, a Salvador FM cresceu em diversos parâmetros de audiência. No número de ouvintes por minuto, ocupa o sexto lugar. No tempo médio de permanência, está em terceiro.

Além disso, a Rádio do Povo lidera entre as rádios populares e segue crescendo nos números de ouvintes diários e mensais.

A Salvador FM permanece firme no compromisso de informar, divertir e representar o povo baiano, levando agonia e fazendo o corpo tremer. A história que começou em 2020 está longe de terminar e os próximos capítulos já estão sendo escritos e serão divulgados em breve.