Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ex-BBB Laís Caldas usou as redes sociais para relatar que engravidou mesmo fazendo o uso de anticoncepcional oral. Segundo ela, a gestação pode estar relacionada ao uso de uma caneta emagrecedora à base de tirzepatida, substância presente em medicamentos utilizados para perda de peso.

De acordo com Laís, o tratamento foi iniciado antes do casamento, com o objetivo de se sentir melhor com o próprio corpo. No entanto, o medicamento pode ter interferido na eficácia do anticoncepcional que ela utilizava regularmente, o que resultou na gravidez não planejada.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Laís explicou que remédios desse tipo atuam retardando o esvaziamento do estômago, o que pode prejudicar a absorção de medicamentos orais, como a pílula anticoncepcional.

Diante desse risco, os especialistas orientam que mulheres em uso de canetas emagrecedoras optem por métodos contraceptivos que não dependam da absorção pelo sistema digestivo, como DIU, anticoncepcional injetável, adesivo, anel vaginal ou o uso combinado com preservativos.