Agenda Cultural

Formado por mulheres, Movimento Exploesia realiza espetáculo nesta quinta no Espaço Xisto

Evento acontecerá às 19h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2025, o Movimento Exploesia — coletivo poético formado por mulheres que transformam palavras em arte — completa 10 anos de trajetória e resistência poética. Para celebrar a data e a 100ª edição do grupo, o Exploesia realiza um espetáculo especial no dia 22 de maio, às 19h, no Espaço Xisto, localizado na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador.

A noite promete ser um encontro memorável de poesia, música, dança e performances teatrais autorais, reunindo diferentes gerações de artistas em uma celebração da arte e do afeto.

Criado em janeiro de 2015 por Vitória Régia, Dilu Machado e Emanuela Carvalho, o Exploesia tem como marcas a interdisciplinaridade artística, o protagonismo feminino e uma atmosfera de leveza, acolhimento e inclusão.

Seu nome já traduz sua proposta: uma verdadeira “explosão de poesias”. Ao longo de uma década, mais de 40 mulheres — entre poetas veteranas, artistas plurais e novas vozes da cena literária baiana — deram vida ao movimento.

Com edições mensais realizadas em cafés, restaurantes e centros culturais de Salvador, o Exploesia também se reinventou durante a pandemia. Na época, o grupo promoveu lives poéticas quase diárias no Instagram para manter o vínculo com o público e entre as integrantes.

Trajetória Movimento Exploesia

Entre os momentos marcantes da trajetória estão o lançamento da Antologia Exploesia (2017), a apresentação no Teatro Café Rubi (2019) e a participação na Flipelô 2023, com homenagem à poeta Clotilde Sampaio, mentora póstuma do grupo. Em 2024, o legado de Clô ganhou vida com o lançamento do livro “A Infinita Clô”, na Academia de Letras da Bahia.

O ingresso ao movimento acontece de forma orgânica, por meio da presença frequente nas edições mensais. Ele culmina em um ritual simbólico de “empossamento”, no qual a nova integrante é acolhida com a declamação de seus poemas pelas companheiras. Na ocasião, ela recebe um boá colorido, símbolo da chegada ao palco-poema do Exploesia. Embora aberto à participação masculina, o grupo é essencialmente feminino — e brilhantemente plural.

Assim, o espetáculo contará com a presença de todas as gerações de exploéticas, além da participação especial da Escola Prazer de Dançar, parceira artística. Como já é tradição, os preparativos envolvem ensaios intensos, assim como as macarronadas dominicais, momentos de criação e confraternização.

Foto: Divulgação/Espaço Xisto Bahia

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.