"O Museu é a Rua"

Gratuito! Grupo leva museu para ruas e escolas da periferia de Salvador; veja programação

Até agora, 6 colégios estaduais estão programados para imersão cultural

Veja o resumo da noticia

  • Grupo de Arte Popular A Pombagem inicia “O Museu é a Rua – Ocupação Solar Ferrão”
  • Projeto transforma Solar Ferrão em ponto de partida para uma série de ações culturais e educativas
  • Projeto teve início do dia 27 de setembro e segue até novembro
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Grupo de Arte Popular A Pombagem inicia neste mês de outubro o projeto “O Museu é a Rua – Ocupação Solar Ferrão”, que transforma o Centro Cultural Solar Ferrão, equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em ponto de partida para uma série de ações culturais e educativas dentro e fora do espaço museal.

A proposta se estende também à Casa do Museu Popular da Bahia, sede do coletivo em Fazenda Grande do Retiro, e a escolas públicas da periferia de Salvador, com visitas guiadas programadas que acontecem nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 9 e 10, com estudantes dos Colégios Estadual Dois de Julho e Dom Avelar Brandão Vilela.

O projeto “O Museu é a Rua” teve início no dia 27 de setembro com a realização de um cortejo performático pelas ruas da Fazenda Grande do Retiro, como parte da programação da 19ª Primavera dos Museus do IPAC.

Inspirada nas coleções etnomusicológicas de Emília Biancardi e Walter Smetak, a ocupação promove uma imersão no universo dos instrumentos de matriz afro-brasileira, bem como valoriza o trabalho de artistas populares que constroem seus próprios instrumentos como forma de manter vivas tradições musicais em seus territórios.

Museu em movimento

A programação prevê visitas mediadas, saraus, rodas de conversa, batalhas de rima, oficinas, cortejos performáticos, exibições de documentários e palestras. As atividades aproximam o patrimônio das comunidades e ampliam a noção de museu para além das paredes institucionais.

“O Museu é a Rua” busca provocar reflexão sobre modelos tradicionais ainda restritos a edifícios fixos e pouco acessíveis. A iniciativa propõe uma ressignificação do conceito de museu, concebendo-o como espaço vivo, em diálogo permanente com a cidade e seus territórios.

As ações também criam um espaço de valorização de percussionistas e inventores da periferia, como Augusto Bral e Alin Gonçalves, fortalecendo a conexão entre os acervos institucionais e as tradições musicais que resistem e se reinventam fora dos muros museais.

Trajetória do grupo

Fundado em 2009, em Salvador, o Grupo A Pombagem nasceu das poesias declamadas em praças e ruas de Fazenda Grande do Retiro e São Caetano, que mais tarde deram origem a dramaturgias para o teatro de rua. Há 15 anos, o coletivo desenvolve o movimento “O Museu é a Rua”, pautado por experiências estéticas e poéticas em torno da museologia popular.

Em 2022, o grupo inaugurou sua sede própria, a Casa do Museu Popular da Bahia, museu comunitário que desde então recebe programações culturais e educativas. Além disso, no ano seguinte, participou do Programa de Residência Artística do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com quatro meses de atividades.

Assim, em 2024, retomou as ações na sede comunitária, fortalecendo a participação de moradores da região. O grupo também integra a Periferia Brasileira de Letras (PBL), iniciativa da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz.

Apoio institucional

O projeto foi contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) e, além disso, conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Programação Outubro/Novembro 2025

Exposição “Ocupação Solar Ferrão”

Local: Casa do Museu Popular da Bahia

Rua Mello Moraes Filho, nº 331, Fazenda Grande do Retiro

Terça a sábado, das 14h às 20h | Outubro e novembro

Visitas mediadas em escolas públicas

9/10 – Colégio Estadual Dois de Julho

10/10 – Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela

22/10 – Colégio Estadual Nelson Mandela

23/10 – Colégio Estadual Santa Rita de Cássia

12/11 – Colégio Estadual de Aplicação

26/11 – Colégio Estadual Roberto Santos