O fim

Mateus Solano detalha saída da Globo e polêmica por direitos autorais: "Incômodo de contrato"

Contrato com emissora foi encerrado em 2023

Veja o resumo da noticia

  • Mateus Solano falou sobre a saída da Globo
  • O contrato com a emissora foi encerrado e 2023
  • Artista rrefletiu sobre direitos autorais
Foto: Reprodução/Instagram @mateusolanooficial
Foto: Reprodução/Instagram @mateusolanooficial

Mateus Solano encerrou o contrato com a Globo em 2023, após 20 anos e, desde então, tem feito declarações acerca da emissora. Em entrevista veiculada na manhã desta sexta-feira (10), o ator detalhou o rompimento.

“Tive papéis interessantes, passando pelo vilão Félix e pelo Zé Bonitinho, realmente não tenho o que reclamar nesse sentido. Mas às vezes não tinha tempo, porque estava numa novela que me tomou um ano, um ano e meio de vida. O salário pagava para estar lá, à disposição dos papéis e para o dia a dia que a Globo me oferecesse. Não sei nem se limitador é a palavra certa, mas de certa forma tem um incômodo de contrato”, disse em entrevista à Veja.

Um dos fatores mais polêmicos envolvendo a relação com a emissora é o pagamento dos direitos autorais, sobretudo em reprises de novelas. No entanto, ele percebe que esse também é um problema de outras empresas.

“O justo é pagar, mas é o mais difícil de acontecer, cada vez mais. Estamos lutando ali pelos 12%, no caso do dinheiro que a Netflix não paga, e não paga imposto e recolhe tudo que ela ganha aqui no Brasil. A gente luta para que 12% dessa grana fique no Brasil, para ser investida em produto nacional. A Globo mais certamente, sem faltar, nos paga. Mas cada vez mais, com a pulverização da nossa imagem, enquanto as pessoas vendem comercial para passar entre o nosso trabalho, a gente não ganha nada com isso. E no final das contas somos a razão para passar de novo a novela. Se vai passar a novela do Félix, por que senão para ver o Félix? E vai assistir ao comercial. Portanto, a gente precisa rever isso, né? Multiplicam-se as formas de explorar o nosso trabalho, mas não se multiplicam as formas de nos remunerar”, explicou.

Declarações positivas

Apesar das polêmicas, Mateus Solano mostra não ter nenhum tipo de desgaste com a emissora, e chegou a dar declarações positivas sobre a Globo em entrevistas e nas redes sociais. A exemplo, nos 60 anos da emissora, o artista fez uma publicação parabenizando.