O São João do Reencontro 2025, realizado pela Agência Pira com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, ampliou seu compromisso com a democratização do acesso à cultura ao investir em ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. Um dos destaques da edição deste ano foi o Camarote da Acessibilidade Petrobras, um espaço especialmente projetado para proporcionar conforto, visibilidade privilegiada e segurança ao público PCD. Presente no município de Alagoinhas, o camarote foi uma das ações pensadas para que todos pudessem celebrar o São João com conforto, comunidade e inclusão.
Em todas as cidades que sediaram o São João do Reencontro 2025, as áreas destinadas ao público com deficiência foram oficialmente identificadas como “Área PCD Petrobras”. Essa iniciativa teve o objetivo de assegurar acessibilidade plena e garantir que as pessoas com deficiência pudessem desfrutar dos festejos de forma confortável e inclusiva.
Além disso, o projeto teve áreas de acessibilidade espalhadas pelas arenas de shows, equipes locais capacitadas e ações integradas como:
- Tecnologia que conecta deficientes visuais a assistentes que os auxiliam em tempo real, descrevendo o que vêem, identificando cores, movimentos e objetos, em parceria com aplicativo especializado
- Legendagem e descrição nas publicações digitais com a hashtag #ParaTodosVerem através das ferramentas de acessibilidade das plataformas digitais
- Sinalização acessível e comunicação inclusiva
- Treinamento de coordenadores multiplicadores para garantir atendimento humanizado em todos os municípios.
Essas ações reforçam a proposta do São João do Reencontro: ser uma celebração democrática, plural e respeitosa, que acolhe a diversidade dos corpos e das experiências. Ao lado da sustentabilidade ambiental, com a disponibilização da infraestrutura de descarte seletivo do lixo, a acessibilidade social se tornou um dos pilares do projeto, refletindo o entendimento de que ninguém pode ficar de fora de uma festa que celebra a cultura e a identidade de um povo.
Ao investir em acessibilidade de forma estruturada, o São João do Reencontro 2025 transforma a experiência dos participantes com deficiência, mas também educa e sensibiliza os demais públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, empática e participativa.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.