O ator baiano Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes 2025 pela atuação no filme O Agente Secreto. A premiação foi divulgada neste sábado (23).
É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha o prêmio no festival. Além disso, o diretor Kleber Mendonça Filho recebeu a estatueta de melhor direção. Foi a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor do país leva esse troféu.
“Essa foi a primeira vez que o Brasil levou dois prêmios em uma mesma edição do Festival de Cannes. Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção.
“O Agente Secreto” traz uma obra baseada nos anos 70 e conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.
Contudo, a principal categoria de premiação do festival, a Palma de Ouro, ficou para “A Simple Accident”, de Jafar Panahi.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.