Letícia Martins / ECV
Letícia Martins / ECV

O Bahia entrou em campo com a vaga assegurada na fase prévia da Libertadores. A busca era terminar a temporada com a quinta posição e com o principal objetivo do ano atingido. Para isso, o Esquadrão precisava vencer o Flu no Rio de Janeiro. Contra o time baiano, o retrospecto de nove jogos sem vencer fora de casa, uma sequência que dura desde meados de agosto, quando bateu o Corinthians em São Paulo, por 2 a 1.

Com pouca produção ofensiva, o Bahia viu o Fluminense vencer a partida por 2 a 0, com gols do experiente Paulo Henrique Ganso e Thiago Silva. Com o resultado, o time carioca garantiu passagem para fase de grupos da Libertadores.

O jogo

Não foi um primeiro tempo de fortes emoções no Maracanã. Cada equipe teve pelo menos duas grandes chances, mas Fluminense e Bahia não conseguiram abrir o placar. O destaque ficou para a grande atuação de Lucho Acosta, principal jogador do Fluminense no confronto e que criou as melhores oportunidades.

Do lado do Bahia, o goleiro Ronaldo fez uma grande defesa para salvar a equipe na primeira etapa. O domínio se alternou durante os 45 minutos, com boa atuação das defesas.

Na segunda etapa, pouca emoção. A arbitragem foi colocada em dúvida aos 23 minutos. Jogadores do Bahia ficaram pedindo a expulsão de Samuel Xavier porque Tiago sairia livre na direção do gol, mas o árbitro mantém o amarelo.

Aos 29 minutos, Gol de Ganso! E que golaço. O Bahia recuou mal a bola. Ganso se antecipou a Kanu e mandou de cavadinha para abrir o placar no Maracanã. Aos 37 minutos, o Flu ampliou. Gol de Thiago Silva! Soteldo cruzou da esquerda e o zagueiro subiu muito alto para ampliar no Maracanã.