Em outro Tricolor

Bahia reencontra Renato Paiva em duelo do Campeonato Brasileiro

Depois de ser demitido do Botafogo, Renato Paiva substituiu Vojvoda no Fortaleza e vai estrear contra o Bahia

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia vai reencontrar o seu ex-treinador Renato Paiva, atual comandante do Fortaleza. As equipes se enfrentam neste sábado (19), às 16h, na Arena Castelão, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O português Renato Paiva teve a primeira experiência no futebol brasileiro em 2023, quando esteve à frente do Bahia, disputando 49 jogos e vencendo apenas 19. Depois de deixar o Esquadrão diante das duras críticas da torcida, o técnico passou pelo Toluca, do México, até retornar ao Brasil para comandar o Botafogo em 2025.

À frente do clube carioca, Paiva reencontrou o Bahia no dia 3 de maio, na Fonte Nova, em jogo válido pelo Brasileirão. Na ocasião, o time comandado por Rogério Ceni levou a melhor e venceu por 1 a 0, com gol de Cauly. No entanto, mesmo com o feito de ter vencido o PSG no Mundial de Clubes, Renato Paiva foi demitido do Botafogo após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final.

Agora, o português substitui Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza e vai estrear justamente contra o Bahia. No novo trabalho, o treinador chega com a missão de fazer o Leão do Pici reencontrar o caminho das vitórias. Isso porque o time não vence há nove jogos e ocupa a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, em 19º, com dez pontos.

Já o Bahia está em 4º lugar, com 24 pontos, e chega confiante diante de uma sequência de cinco jogos sem perder, incluindo o triunfo por 2 a 1 que eliminou o próprio Fortaleza da Copa do Nordeste. Jean Lucas e Willian José viajaram com a delegação, contudo são dúvidas. Isso porque o meia está suspenso (o time ainda tenta reverter a decisão antes do jogo) e o centroavante segue em recuperação.

Prováveis escalações

  • Fortaleza: Magrão; Brítez, Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Emmanuel Martínez, Matheus Pereira e Lucas Sasha; Marinho, Lucero e Breno Lopes. Técnico: Renato Paiva.
  • Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo (Gabriel Xavier) e Luciano Juba; Caio Alexandre, Michel Araujo (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga (Kayky) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.

Arbitragem

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
  • Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
  • VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Onde assistir

A partida entre Fortaleza e Bahia será transmitida pelo Premiere.