A Seleção Brasileira amargou sua pior campanha das Eliminatórias na história. Já classificado à Copa do Mundo de 2026, o Brasil perdeu para a Bolívia por 1 a 0, no Estádio Municipal de El Alto, localizado a 4150 metros do nível do mar.
Com um time praticamente todo alternativo em campo, a Seleção Brasileira teve dificuldades para jogar e superar a altitude. O único gol da partida aconteceu nos minutos finais do 1º tempo, quando o árbitro chileno Cristian Garay assinalou pênalti após vê falta de Bruno Guimarães em Roberto durante revisão no VAR. Miguelito, que atua pelo América-MG, converteu a cobrança.
O meia Jean Lucas, do Bahia, entrou em campo aos 28 minutos do 2º tempo. Apesar da pouca minutagem, o jogador finalizou para o gol, deu lançamento e chamou atenção pelo vigor físico.
O jogo também ficou marcado pela catimba dos bolivianos. Em alguns momentos, as bolas reservas sumiram e os jogadores do Brasil tiveram dificuldade para retomarem a partida. Com a vitória e derrota da Venezuela para a Colômbia por 6 a 3, a Bolívia garantiu vaga na repescagem e sonha com uma vaga no Mundial do próximo ano.
Pior campanha da Canarinho
O Brasil já tinha classificação confirmada e manteve o posto de ser a única seleção a disputar todas as edições de Copas. No entanto, a derrota colocou os brasileiros em 5º lugar nas Eliminatórias, com 28 pontos, sendo a pior campanha da Canarinho desde que o torneio é disputado no atual formato.
“De positivo no jogo, vi o esforço do time, dos jogadores, porque é muito difícil jogar aqui. Isso já se sabia. Os jogadores fizeram um esforço tremendo, o jogo foi muito complicado, difícil. Pelo componente técnico, pelo componente físico”, disse o técnico Carlo Ancelotti.
Amistosos preparatórios
Antes da Copa do Mundo de 2026, o Brasil fará alguns amistosos preparatórios. Em outubro, a Seleção jogará dois amistosos. No dia 10, enfrenta a Coreia do Sul às 8h. Depois, no dia 14, joga contra o Japão às 7h30.