Foto: Felipe Santos / Ceará SC
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

O ano de 2025 começou com o feito inédito e histórico de ter cinco clubes nordestinos na elite do futebol brasileiro pela primeira vez: Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória. Contudo, a temporada terminou com três deles rebaixados à Série B.

O Sport terminou o Campeonato Brasileiro na lanterna, em 20º, com apenas 17 pontos. O time pernambucano venceu somente dois dos 38 jogos disputados. Assim, como o Juventude, que ficou em 19º, com 35, o Leão da Ilha do Retiro foi rebaixado com antecedência.

Já os rivais Ceará e Fortaleza brigaram até a última rodada contra o temido fantasma do rebaixamento. No entanto, o Leão do Pici perdeu por 4 a 2 para o Botafogo e caiu para 18ª colocação, enquanto o Vozão tomou 3 a 1 do Palmeiras e fechou o Z-4. Ambos os times cearenses terminaram a competição com 43 pontos na tabela.

Outro time nordestino que brigou até o final contra a zona de rebaixamento foi o Vitória. Contudo, o Rubro-Negro venceu o São Paulo por 1 a 0 no último jogo, subiu para 15º, com 45 pontos, e garantiu a permanência na elite do campeonato nacional. Já o Bahia terminou em 7º, com 60, melhor desempenho do clube no Brasileirão por pontos corridos, e vai disputar a pré-Libertadores.

Assim, a dupla Ba-Vi vai representar o futebol nordestino na Série A de 2026.

Bahia e Vitória vão representar o futebol nordestino na Série A de 2026 | Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia