G-5 aberto

Final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo ajuda o Bahia

Tricolor entrou na zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores de 2026

Foto: GIlvan de Souza/Flamengo
Foto: GIlvan de Souza/Flamengo

De olho em uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026, o Bahia aumentou as chances de alcançar o objetivo. A definição da final entre Palmeiras e Flamengo ajudou o Tricolor a chegar mais perto da missão.

Com uma remontada histórica, o Palmeiras reverteu a vantagem da LDU de 3 a 0. O clube paulista aplicou um sonoro 4 a 0, no Allianz Parque, para avançar à decisão da competição continental. Já o Flamengo venceu o Rancing por 1 a 0 no jogo de ida, no RJ, e bastou um empate sem gols na Argentina.

A classificação de Palmeiras e Flamengo à final da Libertadores de 2025 abriu mais uma vaga direta na fase de grupos da próxima edição do torneio. Agora o Brasileirão tem o G-5. Isso porque os finalistas da competição continental estão entre os quatro melhores da Série A e o campeão da Liberta já terá acesso garantido no ano seguinte.

Assim, o Bahia, atual 5º colocado do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos, está na zona de classificação direta à Libertadores da América de 2026. Caso o Tricolor atinja o objetivo, será o segundo ano seguido na competição continental, quinta participação na história do clube.

G-5 pode virar G-6

Inicialmente, os quatro primeiros colocados do Brasileirão, o campeão da Copa do Brasil e eventuais brasileiros campeões de competições continentais garantem vaga direta à fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. Contudo, quando um time que está entre os quatro melhores da Série A já garantiu a vaga de alguma das outras formas, o G-4 abre mais um acesso.

Em 2025, como Palmeiras ou Flamengo vai conquistar a Libertadores e garantir o acesso direto para o ano seguinte, o G-4 já virou G-5. Além disso, neste ano, há possibilidade do Brasileirão ter um G-6, caso o campeão da Copa do Brasil termine entre os cinco melhores.

Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense fazem a semifinal da Copa do Brasil 2025. Desses quatro times apenas o Cruzeiro (3º, com 57 pontos) lista no primeiro pelotão do torneio nacional.

Bahia em jogo da Libertadores 2025, após 36 anos sem participar da competição continental | Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia