Samir Xaud assumiu neste domingo (25) a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente de Roraima foi eleito durante votação realizada na sede da confederação, no Rio de Janeiro.
Apesar de concorrer sozinho, Xaud não alcançou unanimidade. Ele recebeu 103 dos 141 pontos possíveis. Na eleição anterior, Ednaldo Rodrigues obteve todos os votos.
No total, participaram 26 federações estaduais e 20 clubes. Os votos seguem uma regra de peso: federações contam três pontos, clubes da Série A somam dois e os da Série B, um.
Além de Xaud, a CBF elegeu oito vice-presidentes. São eles: Ednailson Leite Rozenha, Fernando Sarney, Flávio Zveiter, Gustavo Henrique, José Vanildo, Michelle Ramalho, Ricardo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Eleição com boicotes
O processo eleitoral teve boicotes. Parte dos clubes que apoiavam Reinaldo Carneiro Bastos não participou da votação. Nem mesmo a opção de voto online foi utilizada.
Por outro lado, Cruzeiro, Operário e Santos furaram o boicote e compareceram. Já Bragantino e Ferroviária anunciaram presença, mas não participaram. A Federação Paulista também se ausentou da eleição.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.