Vai 'aposentar' a azul?

Seleção Brasileira pode ter camisa vermelha para Copa do Mundo de 2026

Confira o que diz o estatuto da CBF sobre a possível camisa vermelha. Caso a novidade confirme, não será a 1ª vez do Brasil com a cor

Foto: Reprodução/Footy Headlines
Foto: Reprodução/Footy Headlines

A Seleção Brasileira está de mudança na camisa reserva e, assim, vai “aposentar” o tradicional uniforme azul. A nova camisa para a Copa do Mundo de 2026 será vermelha, conforme informou o site Footy Headlines, que também afirmou que o lançamento da peça será pela Jordan, linha da Nike.

O estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2017, no capítulo III, artigo 13, inciso III, prevê que a Seleção Brasileira só pode utilizar camisas nas cores da bandeira do país. Assim, o regulamento permite que o Brasil use uniforme na cores azul, amarela, verde e branco.

Contudo, caso a diretoria aprove, um uniforme alternativo pode ser criado em outra cor para eventos comemorativos. Isso aconteceu em junho de 2023, no amistoso contra Guiné, quando o Brasil utilizou a camisa preta em um dos tempos do jogo. A ação foi em apoio a Vinícius Júnior e contra o racismo.

Seleção Brasileira com camisa vermelha em jogos

Apesar da informação ter pegado muita gente de surpresa, não será a primeira vez que a Seleção Brasileira terá uma camisa vermelha, caso a novidade se confirme. A primeira aconteceu no Sul-Americano de 1917, quando o uniforme principal era branco. No entanto, era a mesma cor dos padrões de Argentina e Chile. O Brasil teve que improvisar e escolheu a camisa vermelha.

Além disso, em 1936, a Seleção voltou a usar vermelho em um jogo, desta vez para diferenciar o uniforme branco, igual ao do Peru. Na ocasião, o Brasil jogou com blusas vermelhas do Independiente, da Argentina.

A CBF alega que a troca de camisas e retirada do uniforme azul acontece como forma de se reconectar com o público mais jovem. Mesmo diante da possível mudança, o padrão de número 1, em cor amarela, será mantido.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.