Em solos colombianos, o Bahia vai em busca da classificação às oitavas de final da Sul-Americana. O Tricolor duela com o América de Cali, no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, na Colômbia, nesta terça-feira (22), às 21h30. A partida vale pelo jogo de volta do playoff da competição continental.
Depois das equipes empatarem sem gols no jogo de ida, em Salvador, quem vencer avança às oitavas de final para enfrentar o Fluminense. No entanto, uma nova igualdade no placar levará a decisão aos pênaltis.
Na disputa da Sul-Americana desde a fase preliminar, o América de Cali está invicto no torneio continental. Assim, o time empatou sete, mas venceu apenas um dos oito jogos disputados.
Para conseguir a classificação, o Bahia terá que superar um histórico ruim como visitantes em competições continentais. Ao somar os jogos de Libertadores e Sul-Americana, o Tricolor tem 21 partidas fora do Brasil, com três triunfos, nove empates e nove derrotas. Dessa forma, o clube tem um aproveitamento de apenas 28%.
Contudo, o Bahia se inspira em uma partida recente para melhorar o desempenho fora de casa em competições continentais e conseguir a classificação na Sula. No dia 9 de abril de 2025, o Tricolor conquistou um triunfo histórico por 1 a 0 contra o Nacional, no Uruguai, pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Erick Pulga foi o responsável por marcar o golaço da partida.
Para enfrentar o América de Cali, o Bahia não contará com o capitão Everton Ribeiro. O jogador recebeu cartão vermelho no jogo de ida após acertar uma cotovelada José Cavadia. Lesionados, Kanu, Erick e Fredi também desfalcam o Tricolor. A dúvida fica por conta do centroavante Willian José, que se recupera de uma entorse no tornozelo.
Prováveis escalações
- América de Cali: Jorge Soto; Mateo Castillo Márquez, Cristian Tovar, Jean Carlos Pestaña e Marcos Mina; Rafael Carrascal, Josen Escobar e Sebastián Navarro; Joel Romero, Jhon Murillo e Luis Ramos. Técnico: Diego Gabriel Raimondi.
- Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Michel Araujo [Cauly ou Rodrigo Nestor]; Ademir, Erick Pulga e Willian José [Cauly ou Luciano Rodríguez]. Técnico: Rogério Ceni.
Arbitragem
- Árbitro: Maximiliano Ramirez (ARG);
- Assistente 1: Cristian Navarro (ARG);
- Assistente 2: Pablo Acevedo (ARG);
- Quarto árbitro: Carlos Gariano (ARG);
- VAR: Silvio Trucco (ARG).
Onde assistir
A partida entre América de Cali e Bahia será transmitida pela ESPN e Disney +.