No empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no último sábado (19), na Arena Castelão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia teve duas baixas de peso. O zagueiro Santiago Ramos Mingo e o lateral-direito Gilberto receberam o terceiro cartão amarelo e vão desfalcar o Tricolor na próxima partida do Brasileirão, diante do Juventude.
Para o lugar de Gilberto, o técnico Rogério Ceni deve promover o retorno do colombiano Santiago Arias. Na zaga o treinador terá pouca opção, isso porque, além da suspensão de Mingo, Kanu está em recuperação de lesão no Tendão de Aquiles. Além disso, o jovem Fredi sofreu um trauma no joelho com lesão ligamentar.
Dessa forma, Ceni terá apenas dois jogadores de origem à disposição para formar a dupla de zaga: David Duarte e Gabriel Xavier. Contudo, o treinador pode improvisar o volante Rezende na função.
Com essa dor de cabeça no sistema defensivo, o Bahia enfrenta o Juventude no próximo domingo (27), às 18h30, na Arena Fonte Nova. O confronto vale pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes disso, o tricolor tem duelo decisivo pelo jogo de volta do playoff da Sul-Americana, diante do América de Cali, nesta terça-feira (22), às 21h30, na Colômbia. Mingo e Gilberto estarão à disposição, contudo, Everton Ribeiro será baixa por ter sido expulso no jogo de ida, em Salvador.
“A gente vai observar quem tem melhor condição física. Perdemos jogadores importantes para o próximo jogo do Brasileiro [Gilberto e Ramos Mingo], não vamos ter o Everton [Ribeiro] na Sul-Americana. Vamos olhar o risco de cada um para preparar o time, nosso objetivo é sempre representar o Bahia e trazer a classificação independente do time”, explica o técnico Rogério Ceni