A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) multou o Nacional, do Uruguai, em razão da torcida uruguaia arremessar um franco de vidro em direção ao gramado. O episódio aconteceu no dia 9 de abril, em partida contra o Bahia, no Estádio Gran Parque Central, pela 2ª rodada da Libertadores.
Com a bola rolando, o Bahia venceu o Nacional por 1 a 0, fora de casa, com gol do atacante Erick Pulga. Contudo, por pouco a cena do frasco de vidro arremessado pelos torcedores uruguaios virou uma tragédia. Isso porque o objeto cortante quase atingiu o goleiro Ronaldo, o que fez com que o árbitro Dario Herrera colocasse o ato na súmula do jogo.
Dessa forma, a Conmebol multou o Nacional em oito mil dólares, equivalente a R$ 45,4 mil, na atual cotação. Vale destacar que o clube uruguaio corria risco de receber outra punição nesta Libertadores por causa de ofensas racistas conta torcedores do Internacional. No entanto, o time e os autores passaram ilesos.
Além disso, o triunfo do Bahia diante do nacional lá no Uruguai também foi marcado por preconceito e agressões contra a torcida tricolor. Através de um vídeo, o jornalista e influenciador baiano, Raoni Oliveira flagrou torcedores uruguaios arremessando pedras em direção ao espaço destinado à torcida do Bahia. Uma das pedras atingiu uma torcedora no ombro, conforme relatado.
“Ela foi atingida. Na hora a gente pensou que foi um copo voando, mas quando olhamos para o lado foi uma pedra. Só vimos ela correndo para o lado com a mão no ombro, parecendo que estava machucado”, disse Raoni.
Bahia e Nacional voltam a se encontrar no dia 7 de maio, na Fonte Nova, em partida da 4ª rodada da Libertadores. Antes disso, o Tricolor entra em campo três vezes: contra o Palmeiras pelo Brasileirão (fora de casa), Paysandu pela Copa do Brasil (fora de casa) e Botafogo também pelo Brasileirão (em casa).
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.