
Fogo, gritos e correria chamaram a atenção no edifício Oceania, no bairro da Salvador, na manhã desta quarta-feira (28). O cenário fazia parte de um simulado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia para o Carnaval 2026.
Segundo a corporação, a ação testou o planejamento, a resposta integrada e a capacidade operacional. O objetivo foi preparar as equipes para ocorrências complexas durante a folia.
O exercício simulou um incêndio estrutural em um prédio de múltiplos pavimentos, em pleno carnaval. A situação envolveu dezenas de vítimas e exigiu a evacuação total do edifício.
Bombeiros atuaram no combate às chamas, busca e salvamento, resgate vertical e atendimento pré-hospitalar. A operação também contou com apoio aéreo do Grupamento de Operações Aéreas.

De acordo com o comandante-geral do CBMBA, Aloisio Fernandes, a preparação é essencial.
O Carnaval é um momento que reúne um grande número de pessoas, e estarmos preparados para atender com ainda mais eficiência, seguindo todos os protocolos internacionais de segurança e em consonância com os demais órgãos envolvidos, é essencial. As capacitações fazem parte da nossa rotina, e nossa meta é sempre levar o melhor serviço para os cidadãos”, explicou o comandante-geral.
Para dar realismo ao simulado, a vítima mais grave foi levada de helicóptero a uma unidade hospitalar. No local, a equipe médica realizou o atendimento necessário.
A atividade também contou com a participação de outros órgãos estaduais e municipais, como a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal).


