
A ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes apresentou, na tarde desta sexta-feira (30), as novidades da sua temporada de verão e do Carnaval 2026, durante encontro com a imprensa no Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador.
O Carnaval terá como eixo a celebração dos 25 anos do movimento Afropopbrasileiro, como afirmação estética e política da música negra produzida na Bahia. A proposta inclui referências aos blocos afros e participações de parceiros, como Carlinhos Brown e Gilberto Gil.
Um dos anúncios foi o retorno do bloco “Os Mascarados”, projeto que marcou gerações no circuito Dodô. Depois de um período afastada do comando do trio, a cantora descreveu a volta como um reencontro com a própria trajetória.
“Para mim é um momento muito especial poder estar voltando a puxar o trio dos Mascarados. O Carnaval é um dos espaços onde eu aprendi a exercitar a minha profissão, onde eu construí minha história como artista.”
Além do bloco, Margareth também confirmou presença no Navio Pirata, da BaianaSystem. Segundo ela, a ideia é fortalecer o diálogo com a nova geração da música baiana.
Outra novidade é o Trio da Cultura, pensado como um cortejo voltado para manifestações populares, grupos tradicionais e expressões afro-brasileiras.
“Não tem nada a ver com o Ministério da Cultura. É um projeto cultural mesmo. Eu sempre gostei de trazer a representação da cultura popular para perto dos meus projetos, de mostrar essa cultura raiz. Teremos alegorias, participação de grupos culturais, é quase um desfile cultural. E esse ano estarão comigo duas mulheres maravilhosas, negras, cantando.”
Maga Convida
Durante a coletiva, Margareth também relembrou a criação do “Maga Convida”, série de ensaios de verão iniciada na Boca do Rio, ainda nos anos 1990, quando passou a reunir artistas e experimentar novos ritmos no pré-Carnaval.
“Eu fui a primeira artista fora dos blocos afros que fazia ensaios convidando pessoas. O primeiro convidado foi o Carlinhos Brown. Depois a gente começou a mexer nas alegorias do trio, chamar artistas plásticos, colorir, criar novos formatos. Até chegar no trio prateado. Foi daí que surgiram Os Mascarados, como um resgate da alegoria no Carnaval da Bahia”, afirmou Margareth.
O projeto volta a acontecer neste sábado (31). Segundo a cantora, a retomada no ano passado ganhou força, e agora retorna maior, com homenagens aos blocos afros.
“A partir de amanhã tem Maga Convida. No ano passado foi meio de susto, eu não tinha programado nada, mas resolvemos fazer e convidei Ivete, Daniela e Carlinhos Brown, foi uma grande celebração. Esse ano a gente vem de novo, com o Balé Folclórico da Bahia, e vou fazer uma homenagem aos blocos afros. Teremos representações do Ilê Aiyê, Olodum, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Malê Debalê, Didá… e ainda tem mais”, finalizou.
Verão 2026



