Nostalgia

Bosque, Lago, Piu-Piu, Sfrega e mais: Relembre 10 festas juninas privadas na Bahia que deixaram saudade

Em 2024, festas tradicionais do calendário junino, como o Forró do Piu-Piu, Forró do Bosque, Forró do Lago, Sfrega e Brega Light, anunciaram cancelamentos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Era só passar o Carnaval para começar a contagem regressiva para o São João. A expectativa era grande para a divulgação das atrações das festas privadas realizadas no interior da Bahia. Depois, vinha a ansiedade para descobrir como seria a camisa da festa, item obrigatório e parte do look pensado com cuidado por quem ia curtir. Entretanto, essa sensação nos dias atuais se resume em saudade.

Em 2024, festas tradicionais do calendário junino, como o Forró do Piu-Piu, Forró do Bosque, Forró do Lago, Sfrega e Brega Light, anunciaram cancelamentos. Desde então, os organizadores deixaram de realizar esses eventos, que já lotaram espaços de shows em diversas edições. Os organizadores apontam o aumento de eventos promovidos por prefeituras e os altos cachês cobrados pelos artistas como motivos para a suspensão.

Em 2023, o Sfrega, uma das festas de São João privadas mais disputadas do interior baiano, reuniu Léo Santana, Raí Saia Rodada, Thiago Aquino e Tarcísio do Acordeon no palco. Entretanto, em abril de 2024, Paulinho Sfrega, fundador e organizador do evento, anunciou o cancelamento. Segundo ele, as principais atrações estavam comprometidas com outras agendas, contratadas por prefeituras para os festejos juninos.

Considerada uma das maiores festas da cidade, movimentava diversos setores durante o São João. Em 2024, os organizadores cancelaram a edição do evento. Contudo, garantiram que fizeram todos os esforços possíveis para mantê-lo.

Criada nos anos 2000, a festa reuniu nomes como Thiago Aquino, Bell Marques, João Gomes, Léo Santana e Lara Amélia na edição de 2022. Em 2023, os organizadores anunciaram o cancelamento e, desde então, não houve mais atualizações sobre o retorno.

A última edição ocorreu em 2022, com shows de Gusttavo Lima, Léo Santana, Tico e Danniel Vieira. A festa de 2023 chegou a ter grade anunciada, mas foi cancelada um mês antes da data prevista. A organização comunicou uma pausa.

A festa começou em Cabaceiras do Paraguaçu, com Bell Marques, e depois passou a ser realizada em Santo Antônio de Jesus. Em 2023, estavam previstos shows de João Gomes, Zé Felipe, Limão com Mel, Rafa e Pipo, além do próprio Bell, mas a edição não aconteceu.

A última edição foi em 2015. Em 2013, a festa teve dois dias com atrações como Ivete Sangalo, Saulo, Flávio José, Lordão, Trio da Huanna, Pablo, Lé Kum Cré e Cangaia.

A última edição em Irecê aconteceu em 2019. A festa também chegou a ser realizada em Cruz das Almas, em 2015.

Com 22 anos de história, superou a pandemia e recebeu mais de 180 mil foliões, na edição de 2023. Entretanto, em 2024, os organizadores anunciaram o cancelamento ‘devido a dificuldades e desafios enfrentados’.

Acontecia tradicionalmente no início de julho. Em 2023, teve shows de Nadson O Ferinha, Léo Santana, Nattan, Tierry e Iguinho e Lulinha. Não houve anúncio de nova edição.

Celebrado também em julho, o evento teve sua última edição em 2023, com apresentações de Xand Avião, Mari Fernandez, Vitor Fernandes e Trio da Huanna.

Enquanto muitas festas encerram suas atividades, o TicoMia, em Ibicuí, permanece. Em 2025, a festa será realizada no dia 21 de junho, na Fazenda Eldourado, em Ibucuí. As atrações confirmadas são Saia Rodada, Calcinha Preta, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Iguinho e Lulinha, Lordão e Vitor Fernandes.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.