Sessão de votos

Ao vivo: STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Os cinco ministros da Primeira Turma começam a votar nesta terça-feira (9)

Fotos: Gustavo Moreno/STF
Fotos: Gustavo Moreno/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na manhã desta terça-feira (9), a partir das 9h, o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus a mais de 30 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O processo penal começou a ser julgado na semana passada, quando foram ouvidas as sustentações das defesas e o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, favorável à condenação de todos.

Hoje começa a fase decisiva do julgamento, quando os ministros iniciarão a apresentação dos votos: pela condenação, conforme a posição do procurador-geral da República, ou pelo acolhimento dos argumentos das defesas.

O relator, Alexandre de Moraes, será o primeiro a votar, após a abertura da sessão pelo presidente da Turma, Cristiano Zanin.

Na manifestação, Moraes deve analisar pedidos das defesas, como a anulação da delação de Mauro Cid, alegações de cerceamento de defesa, retirada do caso do STF e solicitações de absolvição.

Ele pode submeter essas questões preliminares imediatamente à turma ou deixá-las para votação junto ao mérito.

Após o parecer, os próximos magistrados a votar são Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin.

Depois, os ministros examinam o mérito, ou seja, se os réus serão condenados ou absolvidos.

ASSISTA AO VIVO: