O anúncio do novo papa da Igreja Católica aconteceu na tarde desta quinta-feira (8). A escolha ocorreu no segundo dia do Conclave. O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito pelos colegas e a partir de agora será conhecido como Leão XIV.
Ele foi escolhido por 89 dos 133 cardeais, o equivalente a 2/3 do conclave. Ele será o sucessor do Papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
O novo pontífíce nasceu em Chicago, nos Estados Unidos e se torna o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja. Ele construiu grande parte de sua trajetória na América Latina, especialmente no Peru.
Acusação
Robert Prevost já foi acusado de ter encoberto abusos sexuais cometidos por padres em Chicago e no Peru. Em 2023, três mulheres acusaram Prevost de acobertar casos de abuso sexual cometidos por dois padres no Peru, quando elas ainda eram crianças.
Segunda as denúncias, o novo papa foi informado pela vítima em 2020 sobre os abusos. Dois anos depois, ele recebeu formalmente os relatos e encaminhou o caso ao Vaticano. Um dos padres foi afastado preventivamente e o outro já não exercia mais as funções por questões de saúde.
A diocese peruana nega qualquer acobertamento e afirma que Prevost seguiu os trâmites exigidos pela legislação da Igreja.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.