O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou, na última segunda-feira (8), a reestruturação das forças de segurança pública do Estado. Dentre as novas unidades criadas está o Batalhão do Nordeste de Amaralina.
O comando do Batalhão será do coronel Luís Alberto Paraíso. O oficial também já esteve à frente de outras unidades da corporação como Comando de Policiamento da Região (CPR) Extremo Sul, Rondesp, Companhia Independente da PM (Pituba). Ele também foi chefe de Inteligência do Comando da capital e assistente Militar da Vice-Governadoria.
“Nós queremos trabalhar, abraçar a comunidade, a sociedade. O Nordeste Amaralina em especial, pela sua população, pela área bastante populosa, pela sua complexidade, nós transformamos o que era a Companhia em um Batalhão. Estamos efetivamente instalando o Batalhão essa semana. Já temos um comandante para ele, será o coronel Paraíso. Foi promovido e vai comandar lá para darmos uma intensificada maior, uma amplitude maior dos nossos serviços E, também, uma aproximação maior com aquela comunidade que precisa tanto dos nossos serviços”, disse o comandante-geral
O Batalhão substitui a atuação da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Na prática, m Batalhão é uma unidade policial militar de maior porte, cobrindo uma área territorial mais extensa e com um efetivo maior, enquanto uma Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) é uma unidade menor, com área de atuação restrita e efetivo reduzido.