Uma operação resultou na apreensão de diferentes aves no bairro de Pernambués, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (10). Participaram da ação o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal de Salvador e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A ação apreendeu três papagaios-verdadeiros, duas aratingas-de-testa-azul e dezenas de passeriformes silvestres que estavam sendo ilegalmente mantidos no bairro. Entre os animais, haviam espécies ameaçadas de extinção.
Durante a operação, a GCM verificou que os animais estavam em condições precárias, em espaços inadequados, e o dono do criadouro clandestino não possuía a documentação exigida.
Além de apreender as aves, as autoridades multaram o proprietário do criadouro em R$ 100 mil, e ele responderá penalmente por crime ambiental. No Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, as aves vão receber os cuidados necessários para sua recuperação e reintrodução à natureza.
A população pode contribuir com o trabalho das autoridades, denunciando casos de crimes ambientais através da Linha Verde do IBAMA: 0800 61 8080.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.