Uso da tecnologia

Em Salvador, secretário nacional de Segurança Pública defende uso de câmeras corporais por policiais

Durante o discurso, o secretário destacou que o equipamento representa um marco de valorização e eficiência para as forças de segurança

Foto: PSNotícias
Foto: PSNotícias

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, defendeu o uso de câmeras corporais por policiais durante a entrega de novas viaturas e equipamentos para as forças de segurança da Bahia, realizada nesta quarta-feira (15) no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.

Durante o discurso, o secretário destacou que o equipamento representa um marco de valorização e eficiência para as forças de segurança. “A Bahia foi um dos primeiros estados a aderir a esse projeto, inclusive num projeto experimental. Câmera corporal significa a valorização dos nossos profissionais, do bom profissional”, afirmou.

Atualmente, a Bahia possui 1.300 câmeras corporais utilizadas por policiais militares em Salvador e na Região Metropolitana.

Sarrubbo ressaltou que o uso das câmeras reduz a letalidade nas operações e protege tanto os agentes quanto a população.

Em primeiro lugar, porque ela diminui a letalidade policial. Em segundo lugar, porque ela diminui a morte e as lesões dos nossos policiais”, disse.

O secretário destacou ainda que as imagens captadas pelas câmeras fortalecem o processo de aprendizado e padronização das ações de segurança pública.

E não podemos deixar de lado um item que nos parece também fundamental. Com as imagens das câmeras, nós conseguimos padronizar, nós conseguimos estudar os casos, nós conseguimos identificar os melhores procedimentos para as nossas forças. Procedimentos mais eficientes, procedimentos, insisto, de uma política de segurança pública que trabalha com a vida”, concluiu.