Operação Apate

Envolvidos em fraudes veiculares são alvos de operação

Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados judiciais. A investigação revelou a existência de uma organização criminosa

Reprodução/Polícia Civil
Reprodução/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Apate, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraudes em transferências de veículos em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado. A ação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).

Durante a operação, os agentes cumprem 15 mandados judiciais contra os investigados. A investigação revelou a existência de uma organização criminosa composta por servidores públicos, empresas emplacadoras e despachantes, que fraudavam a transferência de veículos para terceiros sem o consentimento dos proprietários. O esquema tinha como objetivo principal a obtenção ilegal de financiamentos bancários.

Segundo a polícia, uma das empresas envolvidas no esquema se apropriava de valores pagos por clientes, mas não realizava os serviços prometidos, como o recolhimento de tributos e a transferência dos veículos. Além disso, os responsáveis forneciam documentos falsos aos compradores.

Outro investigado, proprietário de um estabelecimento do setor, protocolava processos fraudulentos com a conivência de servidores públicos, facilitando a execução dos crimes.

As equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista (DRFR) lideram a operação, com apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), da 10ª Coorpin (Vitória da Conquista) e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Vulneráveis (DPMCV).