Fuga

Foragido do presídio de Eunápolis é preso por tráfico após se passar por irmão

Até agora, 14 detentos continuam foragidos

Foto: ASCOM/PCBA
Foto: ASCOM/PCBA

A Polícia Civil da Bahia informou nesta terça-feira (16) que localizou um dos 16 detentos que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul do estado, em dezembro de 2024. Trata-se de Valtinei dos Santos Lima, conhecido como “Dinei”, preso em flagrante por tráfico de drogas no dia 6 de setembro.

Segundo a polícia, ele tentou se passar pelo irmão, Luciano Santos Lima, no momento da prisão em Porto Seguro. 

Para isso, apresentou um documento de identidade falso e buscou esconder a existência de dois mandados de prisão em aberto.

A fraude só foi descoberta durante a transferência de presos para o Conjunto Penal. Reconduzido à Delegacia de Porto Seguro, Valtinei confessou ter usado o nome do irmão.

A fuga de Eunápolis ganhou repercussão nacional. Em janeiro deste ano, outro fugitivo, Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, morreu em confronto com a polícia. Até agora, 14 presos continuam foragidos.

Relembre a fuga

Os 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis fugiram na noite de 12 de dezembro de 2024, após um grupo de homens armados invadir o local e trocar tiros com os seguranças.

Depois da ação, diretores e um coordenador da unidade penal foram afastados, e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) determinou intervenção de 30 dias no local.

Uma semana após o crime, a ex-diretora da unidade, Joneuma Silva Neres, foi presa por suspeita de facilitar a fuga. As investigações apontaram que ela também tinha ligação com uma organização criminosa da cidade.