'Operação Retorno Seguro'

Guarda Municipal reforça segurança no Comércio em horário de pico

Ação especial da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador recebe o nome de 'Operação Retorno Seguro'

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

As pessoas que passam pelo bairro do Comércio, em Salvador, contarão com mais segurança na região. A Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensificou o patrulhamento em horário de pico, das 16h30 às 18h30, com pontos fixos e móveis.

A operação, chamada de “Retorno Seguro”, atende a uma demanda da população, registrada na Ouvidoria Geral do Município, e visa aumentar a proteção e reduzir as ocorrências de crimes. Além disso, também busca valorizar o bairro como um espaço seguro, atrativo e funcional, beneficiando o turismo e o comércio local.

Assim, a ação ocorre de maneira complementar à segurança existente e não implica na redução do apoio já prestado nos demais horários.

“A operação Retorno Seguro visa trazer mais segurança para a região no período em que o fluxo de pessoas é grande, devido à saída do trabalho, da faculdade e de outras atividades, então é um momento sensível que diz respeito ao fluxo de pessoas. Nos últimos anos, houve um aumento do funcionamento de secretarias e demais órgãos situados no bairro, então a Guarda Municipal, visando colaborar para a redução de delitos principalmente nesse período, montou essa operação”, afirma Marcelo Silva, inspetor-geral da GCM.

A operação seguirá por tempo indeterminado e traz sensação de melhoria na segurança para quem passa ou frequenta a região. Além disso, Marcelo Silva também destacou que a Prefeitura tem se empenhado em revitalizar o bairro, com a construção e reforma de equipamentos e a transferência de alguns órgãos municipais.

“Temos ali a Casa das Histórias, o Arquivo Público, a Galeria Mercado, museus e diversas atividades que atraem o público, não só turistas como soteropolitanos que visitam esses espaços. Então, o Comércio está cada vez mais movimentado. Nós já damos atenção 24 horas à região, tanto ao Comércio como ao Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e demais pontos do Centro Histórico. Portanto, o Retorno Seguro se apoia bastante no momento do grande fluxo de pessoas saindo do trabalho”, acrescenta.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.