Justiça

Homem que matou companheira a marretadas tem prisão em flagrante convertida para preventiva

A decisão da Justiça tomou como base a gravidade do crime e o grau de periculosidade do autor das marretadas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ramon de Jesus Guedes, suspeito de matar a esposa, Laina Santana Costa Guedes, a marretadas teve a prisão em flagrante convertida para a preventiva. A Justiça expediu a decisão nesta quinta-feira (21) após audiência de custódia.

 O crime aconteceu na noite de terça-feira (19), no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ramon e Laina estava juntos há 17 anos e tinham duas filhas, de 12 e 5 anos, que presenciaram o feminicídio.

A defesa do homem solicitou a concessão de liberdade provisória, com aplicação de medidas cautelares. Contudo, a Justiça acatou o argumento apresentado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de que “a materialidade delitiva e indícios suficientes de autoria são verificados nos depoimentos dos policiais militares que efetuaram a prisão sob enfoque; na confissão do custodiado; nas fotografias e vídeos apresentados; no auto de apreensão do instrumento utilizado para execução do delito”.

Assim, levou-se ainda em conta a gravidade do crime e o grau de periculosidade do autor, considerando a forma extremamente violenta do homicídio.

Investigação e Depoimento

Em depoimento à Polícia Civil na quarta-feira (21), o suspeito afirmou que desconfiou de uma traição da companheira momentos antes do crime. Ele disse ter visto Laina passando de carro com outra pessoa ao chegar mais cedo em casa.

Na sequência, o casal discutiu e vizinhos flagraram o homem dando marretadas na mulher. A filha mais velha, de 12 anos, tentou defender a mãe, contudo acabou ferida pelo próprio pai. O acusado tentou fugir da cena do crime pela varada do apartamento, contudo terminou contido por moradores e entregue à Polícia Militar.

Em seu depoimento, Ramon afirmou não se lembrar dos momentos, apenas do instante do socorro pelo Samu e da ida ao Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.