Um incêndio de grandes proporções atingiu a Pousada da Torre, localizada em Morro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (16). A região não possui uma uma unidade do Corpo de Bombeiros na ilha, por isso, o fogo está sendo combatido por moradores, guias turísticos, maleiros e até turistas, que usam baldes de água para tentar conter o avanço das chamas.
De acordo com informações preliminares, os bombeiros de Valença foram acionados, mas o deslocamento até Morro de São Paulo é dificultado pela necessidade de travessia marítima e terrestre, o que atrasa a resposta emergencial.
A equipe do PS Notícias buscou contato com a Prefeitura de Cairu e com Corpo de Bombeiros, mas até o momento não houve retorno.
Incêndio recente
Em 11 de setembro de 2024, um outro fogo destruiu quatro estabelecimentos comerciais na Segunda Praia, incluindo restaurantes, chalés e uma agência de turismo. Naquele incidente, a população local também teve papel decisivo no combate inicial às chamas, já que os bombeiros chegaram com atraso pelo mesmo motivo logístico.