maior navio de guerra
Divulgação/Marinha do Brasil

O Porto de Salvador receberá, neste domingo (25), a visitação pública gratuita do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico e do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia. A ação faz parte da programação da Operação Aspirantex 2026, promovida pela Marinha do Brasil.

De acordo com a Marinha, a visitação acontece das 10h30 às 16h, por ordem de chegada, com acesso pelo Terminal Marítimo de Salvador (Contermas). A iniciativa é aberta ao público e permite que baianos e turistas conheçam de perto o maior navio de guerra da América Latina, o NAM Atlântico, além do NDM Bahia, que leva o nome do estado.

Além das duas embarcações abertas à visitação, outros meios navais também estarão atracados na capital baiana, como o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, as fragatas Defensora e Independência e a corveta Barroso.

Operação Aspirantex

Ainda segundo a Marinha do Brasil, entre os dias 23 e 26 de janeiro, Salvador será palco da Operação Aspirantex 2026, exercício que reúne cerca de 2.400 militares. A operação conta com a participação de 253 aspirantes da Escola Naval, além de 130 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Academia da Força Aérea (AFA).

A Aspirantex marca uma etapa decisiva na formação dos futuros oficiais da Marinha, pois é durante a viagem que os aspirantes do segundo ano escolhem o Corpo, Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes, e a habilitação que irão orientar suas trajetórias profissionais. Ao longo de cerca de 20 dias, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, vivenciam a rotina a bordo e passam por atividades de adestramento no mar.