Balanço

Mais de 200 mil trotes são registrados na Bahia entre janeiro e agosto deste ano

Os meses que mais ocorreram ligações falsas foram janeiro e agosto, que coincidem com as férias escolares

Foto: Divulgação / Ascom SSP
Foto: Divulgação / Ascom SSP

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou 210.441 trotes entre janeiro e agosto deste ano. A pasta divulgou o balanço nesta segunda-feira (15).

De acordo com a SSP, os trotes representam 6% das ligações recebidas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP. Os meses de maior incidência de casos de trotes foram janeiro (28.752) e junho (28.462), períodos que coincidem com as férias escolares.

Em Salvador e na Região Metropolitana os trotes representam 8,2% do total de ligação, sendo 78.390 de 956.585. No interior da Bahia, a SSP registrou 132.051 chamadas falsas de 2.326.589, representando 5,6%.

A capitã da Polícia Militar Priscila Lemos, coordenadora de Qualidade e Processos da Superintendência de Telecomunicações ressalta que os trotes podem afetar diretamente o atendimento das forças segurança.

“Quando direcionamos recursos para atender uma chamada como essa, podemos estar deixando de atender ocorrências reais, atrapalha a nossa linha de ação. As pessoas fazem isso como brincadeira, mas o resultado é extremamente perigoso, é o desvio das forças policiais do seu dever”, destaca.