Uma ação Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de 67 aves silvestres e 12 galos de rinha em situação de maus-tratos, no município de Feira de Santana. A Operação Rotas da Fauna foi realizada no sábado (4) e no domingo (5).
De acordo com a PRF, a ação tinha por objetivo o combate ao tráfico de animais silvestres, aos maus-tratos e ao comércio irregular sem procedência fiscal. Além dos animais, os policiais apreenderam diversos produtos ilegais. Sendo eles: 52 perfumes de origem estrangeira sem documentação fiscal, 89 cigarros eletrônicos contrabandeados, 24 litros de leite, 2 kg de carne, 4 kg de queijo e 2 kg de doce de leite, comercializados sem inspeção sanitária, 1 caixa de som JBL e 1 microfone, ambos sem comprovação fiscal.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal. As aves silvestres serão encaminhadas a centros de triagem especializados, onde receberão cuidados veterinários e reabilitação, podendo retornar ao seu habitat natural. Já os galos de rinha passarão pelos procedimentos legais e periciais cabíveis em casos de maus-tratos.
A Operação Rotas da Fauna contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).