Operação Dragão

Mercadorias contrabandeadas e irregulares são apreendidas na RMS; comerciante é preso

As investigações foram iniciadas após denúncias anônimas encaminhadas à unidade policial

Imagem: Divulgação/PC
Imagem: Divulgação/PC

Uma ação realizada em Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, contra o comércio irregular de produtos em estabelecimentos, apreendeu mercadorias impróprias para consumo e produtos medicinais irregulares. Um comerciante foi preso na Operação Dragão, deflagrada na sexta-feira (15).

Cinco equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), além de peritos criminais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e agentes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Divisa, participaram da investida.

As investigações foram iniciadas após denúncias anônimas encaminhadas à unidade policial. As diligências começaram em Lauro de Freitas, onde as equipes apreenderam diversas substâncias usadas como matéria-prima na fabricação de medicamentos irregulares, incluindo cremes e pomadas com características em desacordo com as normas legais.

O local foi interditado pela Vigilância Sanitária do Estado da Bahia (Divisa), que acompanhou a fiscalização. O responsável foi conduzido à unidade policial, onde prestou esclarecimentos. A Decon seguirá com as investigações e aguarda laudos periciais do DPT para aprofundar as apurações.

No segundo estabelecimento, localizado em Camaçari, foram encontrados alimentos estragados, além de mercadorias contrabandeadas e vencidas, com rótulos não traduzidos para o português. Os produtos foram retirados de circulação e apresentados na unidade especializada.

Um Auto de Prisão em Flagrante foi lavrado contra o dono do ponto comercial, pelos crimes de comercialização de mercadoria imprópria para consumo e contrabando. O suspeito segue custodiado e à disposição do Poder Judiciário.