A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Tropeiros II” nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (7). O objetivo é desarticular um grupo criminoso responsável pela prática de tráfico internacional de drogas. Segundo as investigações, os voos tinham como destino à Europa.
Cerca de 100 policiais federais e servidores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Federal (MPF), participam da operação. Mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói (RJ) e Campinas (SP).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os agentes da PF deixam um prédio de luxo no bairro do Horto Florestal, em Salvador.
Esquema do tráfico de drogas
A organização criminosa investigada operava com foco na remessa de drogas – principalmente cocaína – para a Europa por meio de “mulas”. Ao chegarem no exterior, as “mulas” entregavam os entorpecentes para os contatos indicados pela associação criminosa, os quais se tornavam responsáveis pela venda.
De acordo com as investigações, o esquema contava com empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira.
As investigações foram iniciadas a partir da prisão em flagrante de uma jovem que transportava 3,2kg de cocaína oculta no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).