Veja o resumo da noticia
- Operação Narke 5: apreensão de 1,3 tonelada de drogas e incineração de 1,7 tonelada na Bahia, coordenada pelo Ministério da Justiça.
- Ações da Polícia Civil resultaram em apreensão de armas, munições, cumprimento de mandados e prisões por tráfico e crimes relacionados.
- Denarc apreendeu bens, incluindo veículos, joias e valores em espécie, além de bloqueios judiciais, durante a operação no estado.
- Operação Narke em nível nacional: prisões, mandados cumpridos, apreensão de drogas e entorpecentes sintéticos em todos os estados.
- Prejuízo estimado de R$ 242 milhões causado às organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas em todo o país.
- Apreensão de armas de fogo, fuzis e munições, além de incineração de entorpecentes, durante as ações da Operação Narke.
- Ações preventivas e educativas em áreas urbanas vulneráveis, desenvolvidas em parceria com instituições federais e estaduais.

A Operação Narke 5, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em cooperação com a Polícia Civil, entre 3 e 28 de novembro, apreendeu 1,3 tonelada de drogas, além da incineração de 1,7 tonelada na Bahia. As equipes apreenderam ainda oito armas de fogo, 155 munições, cumpriram 118 mandados de busca e apreensão e efetuaram 102 prisões relacionadas ao tráfico e crimes correlatos.
No Estado, as ações foram conduzidas pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). O órgão também apreendeu 70 bens, incluindo 20 veículos, joias, bem como valores em espécie e bloqueados judicialmente.
Sobre a operação
A Operação Narke aconteceu nos 26 estados e do Distrito Federal e resultou na prisão de 934 pessoas, no cumprimento de 682 mandados de busca e apreensão e na apreensão de 10,6 toneladas de drogas e 29.440 unidades de entorpecentes sintéticos. Portanto, as ações geraram prejuízo estimado de R$ 242 milhões às organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas em território nacional.
Os agentes incineram 42 toneladas de entorpecentes, bem como apreenderam 161 armas de fogo, entre elas 18 fuzis, além de grande quantidade de munições. Assim, as atividades da operação também incluíram ações preventivas e educativas desenvolvidas em parceria com instituições federais, estaduais e municipais, direcionadas a áreas urbanas mais vulneráveis.


