O corregedor-geral da Justiça da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, determinou uma série de medidas após a fuga de três detentos do Pavilhão 10, do Conjunto Penal de Feira de Santana, no interior da Bahia. A equipe do PS Notícias teve acesso ao documento que determina uma série de ações após os presos conseguirem deixar a unidade.
Dentre os pontos, foi terminado uma inspeção na unidade prisional para verificar as condições estruturais e de segurança do Pavilhão 10.
O delegado João Uzzum informou que durante a fiscalização foi verificado que a grade da cela apresentava defeito. “Nos dirigimos até o Complexo Penitenciário de Feira de Santana, onde, juntamente com o Departamento de Política Técnica foi realizado uma perícia. Verificou-se um problema na grade da cela do Pavilhão 10, onde ocorreu essa fuga”, disse em entrevista à TV Subaé.
Também foi determinada a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para identificar se houve falha, omissão ou facilitação da fuga.
O diretor do Conjunto Penal da unidade, policiais penais de plantão, bem como os colaboradores internos serão ouvidos como medida de segurança.
Fugitivos saíram da unidade pulando muro
Ainda segundo o delegado, os presos tiveram acesso à área externa após pularem o muro. “Pularam para a área externa, onde tem uma cerca. Pularam essa cerca que deu acesso a toda a área do presídio, onde tem um muro. Eles subiram esse segundo muro, onde havia uma guarita, que estava vazia”, relatou.