Baixa no crime

“Playboy” do BDM é morto a tiros e “Hemorroida” paga vacilo com a vida

Mateus Freitas, conhecido como "Playboy", morreu durante um confronto com policiais militares da 48ª Companhia Independente da PM (CIPM)

bdm
Reprodução/Record Bahia

Dois homens integrantes da facção Bonde do Maluco (BDM) foram mortos na noite desta segunda-feira (20), no bairro da Mata Escura, em Salvador. Um dos mortos, identificado como Matheus Ferreira Bittencourt de Queiroz, de 18 anos, é conhecido como “Playboy”, apontado como liderança do grupo criminoso na região.

Os agentes faziam patrulhamento na localidade conhecida como Baixinha do Santo Antônio, quando foram recebidos a tiros por criminosos. Houve troca de disparos e Playboy foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Tribunal do crime

Logo após a notícia da morte de Playboy, integrantes do BDM se reuniram na comunidade e promoveram o chamado “tribunal do crime”. O grupo teria responsabilizado um comparsa, identificado como Luis Claudio de Oliveira Cerqueira, de 25 anos, conhecido pelos apelidos de “Luis Risca” ou “Hemorroida”, por supostamente não alertar sobre a chegada da polícia.

Luis foi sequestrado e levado até o fim de uma rua, também Baixinha, onde foi executado pelos próprios comparsas.

De acordo com a Polícia Militar, agentes da 48ª Companhia Independente da PM (CIPM) apreenderam arma e drogas na localidade na noite de segunda. Durante intensificação de patrulhamento na região, no entanto, eles visualizaram um grupo de homens armados que, ao perceber a presença policial, efetuou disparos de arma de fogo contra os agentes enquanto fugiam. Houve o revide e Playboy foi morto.

“Após o confronto, um dos suspeitos foi encontrado ferido e socorrido para uma unidade hospitalar da região, onde não resistiu. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38, 29 porções de maconha, 11 pinos de cocaína, uma balança de precisão, materiais comumente utilizados no fracionamento e comercialização de entorpecentes e R$ 575,05”, disse a corporação por meio de nota.

Ainda de conforme a PM, no mesmo dia, os policias militares foram acionados novamente, mas, dessa vez, para averiguar a informação do corpo de uma pessoa encontrado caído ao solo, sem vida, na Rua Santa Verônica. “Ao chegarem, os militares constataram o fato. O DPT [Departamento de Polícia Técnica] foi acionado para a realização de perícia e remoção do corpo”, completou a PM.

A Polícia Civil informou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou a morte de Matheus e que a 2ª Delegacia de Homicídios de Salvador investiga o homicídio de Luis.