Policiais prenderam, nesta quarta-feira (30), Rafael Andrade Miranda, conhecido como Rafa Pony, apontado como líder de uma facção criminosa que atua em Jequié, no sudoeste da Bahia. Ele ocupava a carta 5 de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e estava com mandado de prisão em aberto.
Durante a operação, a polícia também prendeu a esposa de Rafael. O casal apresentou documentos falsos no momento da abordagem. Com eles, foram apreendidos uma pistola, carregador, munições e porções de drogas.
Segundo a SSP-BA, Rafa Pony é investigado por envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores. Ainda conforme a Secretaria, o suspeito mantinha ligação com uma organização criminosa de São Paulo.
“Com integração, inteligência e investimentos, seguimos atuando contra facções, buscando líderes e combatendo a lavagem de dinheiro com sequestro de bens”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
A prisão eleva para 19 o número de líderes de facções capturados em 2025. “Em pouco mais de dois anos, contabilizamos 170 lideranças alcançadas. Seguiremos trabalhando com foco e fé na missão”, finalizou Werner.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.