
A Polícia Técnica da Bahia utilizou, neste domingo (ontem), em caráter experimental, uma nova ferramenta tecnológica para identificação de pessoas durante Super Bololô 2025, evento de aniversário de 5 anos da Salvador FM, realizadono Farol da Barra, em Salvador.
para auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas, cidadãos sem documentação, indivíduos com mandados de prisão em aberto e crianças desacompanhadas. A iniciativa busca avaliar a eficiência da tecnologia em ambientes com grande circulação de público.
A ferramenta funciona em aparelhos celulares e permite que agentes de segurança realizem a identificação no momento da abordagem, de forma rápida e integrada aos sistemas oficiais.
São realizadas fotografias das impressões digitais e das faces das pessoas para uma busca automática no banco de dados do Instituto de Identificação Pedro Mello. A resposta sai em apenas alguns minutos”, explicou Bruno Fróes, diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello.
De acordo com a Polícia Técnica da Bahia, os testes têm como foco principal a análise da conectividade e do desempenho do sistema em eventos de grande porte, como festas populares.
“Estamos investindo em tecnologias cada vez mais portáteis e que dão mais mobilidade na atuação das forças de Segurança Pública”, destacou Osvaldo Silva, diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.


