Ressocialização

Reeducando do Conjunto Penal de Itabuna conquista 1º lugar nacional em concurso de redação da DPU

Uma servidora do sistema prisional da Bahia também levou o primeiro prêmio na categoria nacional

Seap / Divulgação
Seap / Divulgação

Um reeducando do sistema prisional baiano foi um dos grandes destaques no 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), ao conquistar o 1º lugar nacional na Categoria IV – Público Interno, na qual disputam pessoas privadas de liberdade de todo o Brasil. Aos 76 anos, o estudante G.S.A., que cursa o 6º ano do Ensino Fundamental, superou participantes de unidades prisionais de todo o país.

O concurso, que nesta edição teve como tema “Os Desafios da Saúde dos Povos Indígenas no Brasil”, buscou incentivar a reflexão crítica e o engajamento dos participantes com temas relevantes à cidadania, especialmente entre pessoas privadas de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas, estudantes da EJA e da rede pública de ensino.

Sob orientação da professora Rute Praxedes dos Santos Korol, o vencedor demonstrou sensibilidade e domínio da escrita ao abordar com profundidade o cenário da saúde indígena no Brasil.

O reeducando E.R.S., de 58 anos, também aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, obteve nota máxima e ficou com o 3º lugar na menção honrosa da Categoria IV, dividindo o pódio com participantes de outros estados.

Servidora do sistema prisional baiano também leva 1º lugar nacional

Já na Categoria VI – Nacional, destinada a servidores das unidades prisionais, a Bahia também brilhou com três colocações de destaque:
Celineide Hage Santiago, do Conjunto Penal de Itabuna, conquistou o 1º lugar.

Enquanto na categoria estadual, a mesma funcionária levou o primeiro prêmio, tendo Eliene de Lima Santos, do Conjunto Penal Feminino, com o 2º lugar; e Josenila Souza Dias Paixão, da Penitenciária Lemos Brito, alcançando o 3º lugar.

Todas obtiveram nota máxima (10), evidenciando o comprometimento dos profissionais com os temas sociais abordados no concurso.