Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar resultou, nesta quinta-feira (22), no cumprimento de prisão temporária de um homem investigado pelo homicídio do professor de boxe e assessor de vereador Jonas Santos Machado, ocorrido em setembro de 2025, no bairroDom Avelar, em Salvador. A prisão ocorreu na localidade de Barra Grande, em Vera Cruz.

O homem também é investigado por um ataque ocorrido no dia 30 de dezembro de 2025, no bairro de Castelo Branco, que resultou nas mortes de Gabriel Alves dos Santos de Santana e Solange Francisco dos Santos, além de deixar outras duas pessoas feridas.

Com o cumprimento da ordem judicial, expedida pelo 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, o suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz e, posteriormente, recambiado à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde permanece à disposição da Justiça.

Professor de boxe morto a tiros

Professor de boxe e assessor do vereador Anderson Ninho (PDT), Jonas Santos Machado, de 44 anos, conhecido como “Biringa”, coordenava um projeto social que ensinava o esporte a crianças e adolescentes.

Na noite de 29 de setembro do ano passado, ele estava a caminho de casa, por volta das 21h10, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta na Rua dos Jesuítas. Os criminosos efetuaram diversos tiros e contra a vítima. Os assassinos não levaram pertences de Jonas, o que levanta a suspeita de execução.

Dois mortos e dois feridos após serem baleados

Um homem e uma mulher morreram, na tarde de 30 de dezembro, após serem baleados no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Além das vítimas, outras duas pessoas ficaram feridas durante o ataque a tiros.

Os outros dois feridos receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram encaminhados para uma unidade de saúde.