Três homens foram presos nesta segunda-feira (8), durante a Operação “Provérbios 7”, realizada nos municípios de Buritirama e Barreiras, no Oeste baiano. A polícia investiga o grupo por tortura, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
Na busca, os agentes localizaram dois suspeitos no bairro de Buritis, em Barreiras. Já no centro de Buritirama, eles encontraram o terceiro homem. Dessa forma, as investigações apontam que o homem detido em Buritirama teria sido o mentor do crime e responsável por articular as ações dos demais. Todos os três participaram diretamente da prática criminosa.
O grupo apontado como autor de um crime de tortura mediante sequestro ocorrido em 2024, em Buritirama. De acordo com a apuração, eles sequestraram um jovem de 18 anos na porta da escola, após ele supostamente se envolver com a esposa do mentor do crime. Os agressores filmaram a tortura e divulgaram os vídeos nas redes sociais.
Além disso, os investigadores também apuram a participação de parte do grupo em homicídios registrados na região.
Equipes da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Bom Jesus da Lapa) conduziram a operação por meio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), com apoio da Delegacia Territorial de Buritirama. A 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Barreiras), por meio da Delegacia de Homicídios local, também participou da ação.